segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mereceu meu respeito

Dê: Marina Massaneiro (atriz): 
Ninguém nem repara porque está mais interessado no que o Brito escreve sobre liberdade de expressão no humor do que realmente se trata a situação. Mas esse discurso não é mérito dele, isso vem desde muito antes, desde antes do Brito (com certeza), desde antes do Rafinha Bastos... Repito, desde muito antes. A questão é que se vocês prestarem atenção, a cada momento o Brito faz algum comentário ressentido. Sobre algo que aconteceu no passado e ele está remoendo até hoje. Isso que ele fez e vem fazendo há algum tempo não é puro e exclusivo humor, não é ingênuo, não é “apenas uma piada”. É, de certa forma, uma ‘vingança’... Não faz sentido nenhum comparar essa situação com a do Rafinha Bastos. O Rafinha Bastos não tinha problema pessoal com a Wanessa Camargo, ele não pretendia ofendê-la, não foi premeditado. Foi só uma piada, como outra qualquer que ele fazia nos programas em geral, que repercutiu negativamente, por pura, aí sim, censura. A questão a ser discutida, não é a fama, não é o potencial. É a intenção de agredir. Não discordo do que ele escreve sobre o humorista ter o direito de falar sobre o que ele bem entender. Mas discordo da atitude dele, não como humorista, porque o que ele fez não foi para agregar texto ao seu stand up. Foi, sim, para agredir alguém que, em alguma situação, o ofendeu/magoou. E ele, como não humorista, se aproveitou do espaço dado para uma ‘vingança’. Não sei se alguém sabe da história, eu também não sei exatamente. Esse não é meu objetivo de abordagem nesse texto. Mas para que os leitores (do texto do Brito, e espero que deste meu texto também) saibam dividir, e enxerguem que, nesse texto que compartilhei, ele manipula o tema de desconforto dos demais humoristas da cidade com o ‘show’ dele, para algo geral, de uma situação diferente, a liberdade de expressão no humor.
Com certeza, depois de tudo que escrevi. Que, espero que entendam, não foi para ofender ninguém, foi só pra esclarecer o que, ao meu ver, não estava claro. Ele irá escrever algo, distorcendo o que foi escrito por mim, ou me agredindo, ou usando quaisquer outros argumentos que não condizem com o que eu, tento, descrever aqui.

Resposta:
O mais interessante de tudo é que você se ficou com medo do meu próximo comentário e sua defesa foi:"Ele irá escrever algo, distorcendo o que foi escrito por mim, ou me agredindo, ou usando quaisquer outros argumentos que não condizem com o que eu, tento, descrever aqui." claro que é obvio que é evidente que eu ia comentar, não tem tanto mérito lá por isso. Achei realmente interessante sua defesa. "ele vai distorcer" ou seja, o que você disse:
- Tudo que eu falar esta certo! e o que o Brito falar vai estar errado! Achei inteligente essa tática, talvez você impeça que pessoas leiam o que eu vou dizer com isso, está de parabéns.

Tenho outro fato interessante é que você não viu o texto que eu fiz! Mas você me conhece profundamente!
Acho interessante que você consegue julgar todos meus pensamentos, você sabe de tudo o que penso, e de todas minhas intenções, talvez devesse seguir uma carreira de cartomante. Você foi muito corajosa, você foi a única que teve peito para argumentar eu respeito isso. O próprio Wmarcão me respondeu assim: li o seu texto de feed back você escreve muito bem, devia investir nesse tipo de humor também. 
Mas infelizmente Marina, você baseou todo seu argumento acreditando que sabe o que eu penso. O velho, bom e lindo preconceito! isso é bem engraçado, isso gera humor. Mas, não um argumento convincente. E sobre o fato da liberdade de expressão vir antes. Que tipo de argumento foi esse? Porque é antigo eu não posso defender? Marina um dos primeiros relatos sobre defesa de liberdade um cara abriu o mar no meio velho, e até hoje algumas pessoas defendem isso, a liberdade! Me explica como o fato de ser uma luta antiga enfraquece meu argumento,porque eu não consegui entender?
Numa coisa você esta corretíssima isso é ressentimento. Eu como ser humano, não nego que sinto ressentimento, como alguns sentem raiva, ódio e rancor. Assim, ao invés, de falar mal por traz eu fiz humor. Como diz um cara que sempre dou algumas moedas.-: 
-Eu podia ta matando eu podia ta roubando, mas eu estou fazendo humor! 
Mas uma coisa me surpreendeu, foi realmente um ressentimento que me moveu! Isso ta citado no texto que eu fiz. Inclusive cito o motivo que tenho desse ressentimento, é porque (vamos pensar um pouco) eu sou Imaturo. Sim eu sou Imaturo! Sim eu tenho problemas! Eu falo tudo isso no texto que você não leu. Dessa maneira, Marina se você tivesse me pedido o texto eu te daria. Você teria argumentos mais convincentes, e seria bem mais interessante essa conversa. Você falou de algo que você não sabe. Isso enfraquece muito seu argumento. Reforço: Se você me pedisse o texto eu daria. Todo mundo que quis opinar pediu. E se você tivesse pedido, NOSSA! Talvez ficaria muito mais divertida a conversa.
E porque será que o meu texto funcionou Marina? Porque as pessoas gostam de ver os problemas das outras, da mesma forma que riem da gula do Marcão, algo que poderia dar um ataque cardíaco nele, as pessoas riem dos meus problemas com ressentimento e imaturidade. E porqeu aprovação? Porque agente ama as pessoas que tem coragem de se expor, e se lascam por nós. Não precisa nem ser só no humor, Gandhi se lascou pela humanidade, ele é respeitado por isso, Marthim Luther king morreu por uma causa e todos o amam. O cara que é mais amado de todos os tempos se lascou numa cruz pela humanidade. Eu sei que peguei pesado aqui nessas comparações. Mas essas pessoas me inspiram. Então, as pessoas gostaram porque eu expus que tenho defeitos e que sou problemático.
Um outro tópico seu diz: “você usou a palavra manipulação” pode me explicar? Vamos aos fatos que você acha que conhece:
1) Eu fiz humor, me baseado em um ressentimento óbvio. 
2) Não tem como você saber do meu pensamento a não ser que você seja uma X men. 
3) E mesmo que você tenha esses poderes, não acredito que você consiga fazer isso pelo face book. 
Mas te dou a oportunidade de ler minha mente ok? Talvez você vai ler algo como eu digo no meu próprio texto, que é baseado na verdade, não que seja verdade absoluta mas é o que eu penso. Talvez seja um pouco difícil você saber mais de mim mesmo do que eu mesmo. Porém, existe uma possibilidade pequena.
Para ficar mais fácil pra você argumentar vou te explicar como foi todo o procedimento de criação do texto: 
1) Bem eu fiquei incomodado quando recebi a mensagem que a Milena me queimava por traz, por um texto que fiz quando levei um chifre, cheguei em casa e vi que minha mulher tinha ido embora e levado as coisas, além do mais sentia dor do transplante de córnea que tinha feito recentemente. 
2) Então, por ser meio ilimitado sabe? Deixei essas coisas me atingirem, então eu fiz o texto lendo alguns tópicos, e mesmo eu já tendo feito show sem ler com ela e enchido a casa ela resolveu me condenar por isso. Devo citar que, assim, no dia consegui mais resultado do publico do que ela (talvez pelo fato do todo público ser meus amigos do bombeiro, talvez não), o importante é eu não desisti de fazer mesmo ela toda hora atrapalhando meu texto, lotei a casa de amigos, e a platéia respondeu, ou seja, ela não tinha de que reclamar. O vídeo ta no youtube. (procurem o Dia que conheci Milena Moraes)
3) Mais o que mais me incomodava foi que já vi ela criticando o Diogo Portugal (ops! Caiu de pára-quedas) já vi a Milena falar que o Diogo Portugal é extremamente sem graça, ela falava que ele era ruim, com uma propriedade que me assustava. Então depois eu vi ela se apresentando com ele, o que me pareceu hipocrisia. Com tudo isso resolveu pegar todas essas informações e fazer uma piada disso... acaba ai. Eu realmente admiro o fato da onde a Milena chegou, e não quero que ela saia da mídia, porque essas ações dela são uma fonte de inspiração como já tinha citado. 
E você sabe que eu não quero te deixar mal, eu quero que você fique famosa. Eu já te dei algumas oportunidades de show. Porque você famosa é útil para mim! No mais, tenho que citar aqui novamente que você tem meu respeito, você foi a única que teve coragem de argumentar contra. Ninguém mais que acredita na Milena teve essa ousadia, nem mesmo a própria Milena. Obrigado pela participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário